Boletim 17 - outubro 2013

Este mês, no Centro VAIDIKA, apresentamos novas propostas como o Yoga Sénior e o Baby Yoga, Meditação de Paz e Momentos de Silêncio, para além de uma forma muito particular de análise corporal e dietética. São, justamente, conhecimentos ancestrais e formas naturais para a manutenção da saúde e do bem-estar. ​​Namaste!​

Rir. E, muito. Especialmente, de si mesmo!

"Há lá nada melhor!", como se diz nos Açores. Quando ri, preocupa-se? Lembra-se dos seus problemas ou dos problemas dos outros, das contas por pagar, Troikas, isto ou aquilo? Não, tenho a certeza que não. Talvez, e com alguma sorte, no final de uma boa gargalhada, se lembre de tapar a boca - afinal, é boa educação fazê-lo - mas, nem isso é garantido! Recorda-se daquela vez em que, a meio de algo importantíssimo e, ao mesmo tempo, chatééérrimo, lhe deu um ataque de riso, absolutamente incontrolável? Ótimo, até porque rir, ao que parece, é um excelente tónico para o fígado.

Ao rir, relaxamos e, assim, suspendemos as nossas exigências para com o mundo e os outros; num processo, em tudo, similar à meditação e ao amor. Como se isto não bastasse, conquistamos ainda uma outra proeza: contagiar o próximo com um banho de plenitude e felicidade.

॥ ॐ aiṃ sarasvatyai namaḥ ॥

CURSOS E EVENTOS
  • Formação em Yoga, 200 horas, a decorrer
  • Yoga Sénior e Baby Yoga, experimente!
  • Análise corporal e nutrição (Nutrilife)
  • Psicologia, Hipnose e Regressão
  • Ayurveda, Massagens e Reiki
(+ informações)

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.CENTROVEGETARIANO.org
- www.YOGA.pro.br
- www.DHARMABINDU.com

TRADIÇÃO INDIANA
Começou na madrugada de sábado, 5 de outubro, e estende-se por nove noites, até domingo 13 de outubro uma festividade indiana, de seu nome Navarātrī. Milhões de pessoas aproveitam esta época dedicada à Śakti, a Grande Deusa, como uma oportunidade para buscar bênçãos e comungar com a sua própria divindade. É uma altura para o encontro com o sagrado, discilinas religiosas, ações altruístas e orações íntimas. Nas comunidades, todos são convidados a participar na reverência jubilosa, nos jogos, festim e dança – tudo reverenciando Deus como a amorosa Mãe Espírito que a tudo dá Vida.

No Centro VAIDIKA, associamo-nos a este espírito festivo invocando com reverência Sarasvatī, a regente absoluta das Artes e das Ciências, mestra da erudição, a nossa própria capacidade de saber e pensar, o princípio da Inteligência e Conhecimento.

MEDITAÇÃO
​Comece por sentar-se numa posição confortável e, se quiser, feche os olhos, deixando a coluna ereta e a respiração nasal ocorrer de forma natural. Observe a respiração e o ciclo natural de entrada e saída de ar, sem a necessidade da sua intervenção. Contine a observar a respiração. O ar entra e o ar sai e você apenas observa. São, acima de tudo, ciclos de chegada e partida, espontâneos e fluídos que acontecem de acordo com a ordem natural dos acontecimentos. Observe por mais alguns instantes o seu fôlego...
Neste ponto, visualize Sarasvatī como uma figura feminina, de olhar terno e profundo vestindo um sari branco, pouco ornamentado, símbolo de pureza e simplicidade. Sarasvatī é, muitas vezes, representada sentada sobre um lótus e segurando uma vīṇā (instrumento de cordas milenar), um cordão de oração e escrituras sagradas. É-nos dito que esta imagem abençoa o praticante com uma ajuda precisosa no caminho do autoconhecimento e espiritualidade. Quando quiser, termine a contemplação.

VER, LER E ESCUTAR
Forma Conceptual, exposição em Serralves
Pintar Mandalas, livros para crianças
Som ambiente, escute os sons à sua volta

Que haja paz,
CENTRO VAIDIKA

Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Mensagens populares