Festividades Hindus em Outubro

Navaratri - Dedicar Noites à Deusa. Milhões de mulheres Hindus consideram Navaratri a maior festividade do ano, aquela com que mais profundamente se conectam. Estes nove dias dedicado a Shakti, a Deusa, proporcionam uma oportunidade para buscar as bênçãos e comungar com a sua própria divindade. É uma altura para encontros sagrados, austeridades, ações altruístas e orações íntimas. Mas Navaratri não é apenas para as senhoras; toda a gente participa na reverência jubilosa, festividades, jogos, festim e dança – tudo reverenciando Deus como a amorosa Mãe Espírito que dá vida a tudo.

O que é que os Hindus fazem durante Navaratri?
Navaratri começa na Lua Nova de Setembro/Outubro. No primeiro dia, é costume plantar sementes num pote de barro que irão germinar durante os nove dias seguintes. Em algumas comunidades, as mulheres preparam um kalasha especialmente decorado, um recipiente simbolizando o ventre fértil, representando a Deusa. Sobretudo em cidades em Tamil Nadu, as famílias criam mostruários elaborados em estantes, chamados kolu, de figuras em argila feitas à mão. Ao adicionar novas figuras todos os anos e passar a coleção à geração seguinte o resultado torna-se grandioso.

Como se celebra Navaratri em casa?
A cada noite, a Deusa atrai todas as atenções e oferendas especiais de alimento são oferecidas enquanto preces elogiando os Seus poderes são entoadas. Os convidados são solicitados a demonstrar as suas habilidades artísticas, e todos se deliciam com doces e outros regalos. As mulheres vestem-se elegantemente e visitam as suas amigas e parentes, levando consigo uma bandeja de oferendas que incluem folha e noz de bétele que tomam a importância de um contrato formal de amizade e lealdade. Outros itens na bandeja – acessórios de beleza, raiz fresca de açafrão e coco – simbolizam a boa vontade e fertilidade. Elas jejuam, oram noite e dia e dão comida e panelas aos pobres. Algumas famílias reverenciam, formalmente, uma rapariga pré-púberes a cada dia, ofertando-lhe roupas novas, dando-lhe um almoço sumptuoso e acarinham-na, afirmando a sua feminidade e afinidade com a Deusa.

Como é que as formas da Shakti são reverenciadas?
No sul da Índia, os três primeiros dias são dedicados à Deusa Durga, a Mãe feroz que dizima as forças negativas. Nos três dias seguintes, Lakshmi, a Deusa da prosperidade, é reverenciada. Os três últimos dias são dedicados a Sarasvati, a Deusa do conhecimento e sabedora. Desta forma, os Hindus honram as mulheres como protetoras da família, exaltam os seus poderes de fertilidade e resistência, veneram-nas como a fonte da boa sorte e reverenciam-nas como o repositórios da cultura e conhecimento. No norte da Índia, um dos nove aspetos de Durga é venerado a cada dia. Estes nove dias são celebrados pelas comunidades na Índia Oriental como Durga Puja, e trata-se a Deusa como a Filha que regressou à casa materna para a sua visita anual

Qual é o dia final?
Vijaya Dashami, “o triunfante décimo dia”, celebra a vitória lendária de Durga sobre Mahishasura, um ser poderoso cheio de ignorância e egoísmo. No mesmo dia, muito celebram a vitória de Rama sobre o malvado Ravana. A celebração é um lembrete para persistirmos frente aos desafios que encaramos na vida. As tradições locais variam muito, e este dia é conhecido por outros nomes, incluindo Dussehra, Dasara e Dashain.
Factos sobre Navaratri

Que eventos especiais ocorrem durante Maha Navami, o nono dia?
Livros, instrumentos musicais, equipamento e ferramentas são colocadas perante a Deusa Sarasvati para bênçãos, buscar as Suas ofertas de talento, habilidade e inspiração. Este ritual, chamado Ayudha (arma ou ferramenta) Puja, começou quando os reis da Índia antiga tinham as suas armas abençoadas. Hoje em dia, qualquer ferramenta do ofício pode ser consagrada: as ferramentas dos artesãos, livros, escritórios, veículos, computadores, até mesmo iPhones!Os devotos refletem nas suas habilidades, forças, metas e necessidades. Um ritual de passagem chave para as crianças entre os três e os cinco anos é realizado neste dia. Chamado vidyarambha, “início da aprendizagem”, marca o início formal da educação da criança.

Existem festejos em grupo?
À noite, os devotos reúnem-se em anfiteatros e praças públicas. Garba, a dança popular folclórica de Gujarat, é uma dança vigorosa realizada em círculos enquanto se rodopia, salta, abana e bate palmas em sincronia. Na Dandiya-Ras, bastões são parte da coreografia. Dançar é uma expressão comunitária de alegria e companhia.

Sundal
Este é um prato rico em proteínas e pobre em gorduras feito a partir de grão de bico integral cozido, ou cozido a vapor.

Tempo de preparação: Aproximadamente 1 hora, para 6 pessoas
Equipamento: Panela de pressão, concha, um wok, panela e um prato

Ingredientes
1 chávena de grão de bico, uma colher de chá de açafrão, 3 colheres de sopa de coco ralado, 1 colher de chá de sementes pretas de mostarda, malagueta seca esmagada (a gosto), 1 colher de chá de assa fétida em pó, malaguetas verdes cortadas (opcional), folhas de caril, sal

Método
1. De antemão, deixe o grão de bico de molho em água por 12 horas. Coza, com o dobro da água, com açafrão em pó e sal numa panela de pressão até amolecer mas sem ser em demasia. Escoe e ponha de parte.
2. Aqueça ghee; adicione as sementes de mostarda e deixe-as estalar.
3. Junte as folhas de caril, malaguetas e assafétida; deixe alourar.
4. Junte o grão de bico cozido. Mexa ligeiramente em lume brando, tendo o cuidado de não esmagar os grãos.
5. junte o coco ralado e sal a gosto. Misture bem.
6. Desfrute!

Hinduísmo: Facto & Ficção
FACTO: Os Hindus colocam muito valor no autoaperfeiçoamento através da educação e aprendizagem em todos os níveis. Em tempo idosm mulheres e homens eram ensinados a partir dos sete anos: os estudantes viviam como parte da família do professor. Os Hindus reverenciam as mulheres como guardiãs da cultura, família, religião, ensino e prosperidade. A sociedade moderna Hindu tem o maior número de líderes espirituais femininas no mundo.

FICÇÃO: Muitos, erradamente, acreditam que as mulheres Hindus são proibidas de aprender, realizar rituais, cerimónias e oração. As mulheres Hindus não são oprimidas ou consideradas inferiores aos homens, mas reverenciadas e respeitadas. O Hinduísmo é a única grande religião a honrar o poder feminino de Deus!

Em 2010, Navaratri celebra-se de 8 a 16 de Outubro.

Retirado de www.HinduismToday.com, traduzido por Gustavo Cunha e republicado em www.YogaVaidika.com com a permissão de Hinduism Today. Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Mensagens populares