O significado da Swastika - Shukavak Dasa

Em Sânscrito, a grafia correta da palavra swastika é svastika. O Sânscrito não tem “w”. Literalmente, a palavra svastika é uma declaração de afirmação, “Assim é!”, “A vida é boa!”, “Há um valor”, “Há um significado!”. Svastika é um termo que afirma os valores positivos da vida. A palavra é feita por su + as. “As” é a raíz do verbo “ser” do qual a terceira pessoa do singular é, “asti”, “é”. Su é um prefixo usado em Sânscrito para intensificar o significado de uma forma positiva, assim, su+asti significa literalmente, “realmente é!” Quando combinados, o “u” muda para um “v” dando assim a forma svasti. O “ka” final torna esta forma verbal num substantivo. Esta é a morfologia linguística da palavra svastika.

Hoje em dia, a Swastika é principalmente conhecida como um símbolo do racismo, perseguição e antissemitismo que, principalmente, brota da ideologia do partido Nazi Alemão e da Segunda Guerra Mundial. Lembro-me de realizar uma cerimónia de casamento entre uma moça Hindu e um rapaz Judeu. Logo no início da cerimónia, quando é tradicional amarrar um pano decorativo entre a moça e o rapaz, a mãe Hindu apresentou orgulhosamente um tecido especial com uma enorme Swastika vermelha que ela queria que eu colocasse entre o casal. Metade da audiência era Judia! Numa outra ocasião, realizei uma cerimónia extraordinária para uma família Hindu que ia construir uma casa nova num condomínio fechado exclusivo. O homem quis que eu desenhasse uma grande Swastika vermelha no chão onde a casa seria construida. Mais tarde, enquanto caminhávamos à volta do perímetro da propriedade, alguém veio passear o cão e viu a Swastika vermelha. Em choque, esta pessoa chamou a polícia pensando que um culto neo-Nazi se estava a mudar para o seu bairro. Muitas vezes, tive de explicar a inspetores de incêndio e construção estupefactos porque existem Swastikas nos nossos templos Hindus. Como sacerdote, regularmente abençoo as pessoas usando a expressão, svasti, svasti, svasti! e chego mesmo a inscrever swastikas nas cabeças recém rapadas de bebés para a sua saúde e prosperidade!

Na verdade, a Swastika é um símbolo solar antigo que foi usado por muitas culturas, desde, à pelo menos, 3000 anos. Sabe-se que foi usado pelos Celtas na Europa do norte e pelos Gregos por volta de 1000 aC. Na Índia, o símbolo tem vindo a ser usado desde os tempos Védicos. É geralmente visto como um antigo símbolo Ariano. Os Nazis Alemães não inventaram o símbolo, mas tomaram-no emprestado para mostrar as raízes “arianas” do seu novo estado Alemão. Hoje em dia, infelizmente, a Swastika é mais facilmente reconhecida pela destruição da vida do que pela sua afirmação.

Na Índia, a Swastika é usada em duas maneiras, uma com os braços a dirigirem-se para a direita, a Swastika da mão-direita, e a outra com os braços dirigidos para a esquerda, a chamada Swastika oculta da mão-esquerda. É comum pensar-se que os Nazis usaram a Swastika da mão-esquerda e que essa é a diferença entre o uso Hindu da Swastika e o uso Nazi dela. Mas, não é o caso. Na verdade, os Nazis usaram a mesma Swastika da mão-direita que é usada no Hinduísmo moderno, mas giraram-na 45 graus. Isto dá-lhe a aparência de ser da mão-esquerda, apesar de não ser. Independentemente disto, na Índia muitos grupos usaram a Swastika da mão-esquerda. Um exemplo comum entre os grupos Hindus é o da Sociedade Teosófica, que a usaram no seu logotipo. A Swastika da mão-esquerda está também associada a práticas tântricas esotéricas. Jainistas e Budistas usam, muitas vezes, a Swastika da mão-esquerda. Hoje em dia, a Swastika da mão-direita é usada principalmente em templos Hindus, casas e cerimónias sagradas como um símbolo ou afirmação de boa sorte, saúde e prosperidade. Um “sim” à vida!

Retirado de Devasthanam e traduzido por Gustavo Cunha para www.yogavaidika.com. Copyright © 2007 Sanskrit Religions Institute. Todos os Direitos Reservados. Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Comentários

Mensagens populares