Ganesha Pranama Mantras - Kulasundari Devi

Estes pranama mantras vêm de Kamahya, e são usados ali pelos devotos para reverenciar Ganesha antes do início de qualquer outra forma de reverência. Usamos estes mantras diariamente em Sri Kamakhya Mahavidya Mandir na California do Norte [EUA].

Ganesha é uma divindade importante no Hinduísmo. Provido de uma cabeça de elefante e corpo de homem, ele é um dos deuses mais reconhecidos, e é adorado pelo mundo fora como aquele que remove os obstáculos, mestre das artes, e alegre, forte companheiro dos devotos que iniciam alguma tarefa. Ele é filho de Shiva e Parvati/Mahadevi, e apesar de ele ter um corpo extremamente grande e ser brincalhão por natureza, ele é também bastante gracioso e completamente destemido. De acordo com a tradição, Shiva concedeu ao seu filho o favor de que alguém tem de reverenciar sempre Ganesha primeiro antes de começar qualquer outra forma de reverência, e por isso qualquer puja começa com reverência a Ganesha.

O primeiro mantra é recitado para reverenciar Ganesha que está esculpido no nicho no exterior do templo Sri Sri Kamakhya em Guwahati. Os devotos recitam este mantra, deixando uma moeda aos pés de Ganesha e tocando com a cabeça a pedra onde ele se apoia, e depois caminham à volta do templo no sentido ods ponteiros do relógio, antes de se colocarem na fila para o darshan ou realizar outra reverência. Este Ganesha é para ser reverenciado antes de entrar no templo.

O segundo mantra é um outro mantra comumente usado pelos devotos para reverenciar Ganesha em Kamakhya. Este mantra pode ser usado antes do início culto, ou em qualquer outra altura.

Se você for devoto de MAA Kamakhya, recomendamos aprender o primeiro mantra como o seu mantra primário para Ganesha, e depois o segundo mantra. Eles podem ser recitados juntos ou individualmente.




Tradução:
“Ó Tu que removes todos os impedimentos. Ó Deus excelente cujo veículo é o rato, Aquele que tem uma barriga protuberante e grandes orelhas, eu Te louvo, ó Senhor das Multidões.”




Tradução:
“Ao Senhor que se ergue sobre um rato, Aquele que tem grandes orelhas e ouve todos os chamamentos dos seus devotos, ó Removerdor de todos as dificuldades, abriga-me agora que começo a minha reverência! Eu curvo-me perante Ti, Senhor das Multidões.”

Não tem qualquer problema em usar estes mantras. Não é necessária iniciação para os usar. Os devotos usam estes mantras principalmente antes de iniciarem o culto, mas você também utilizá-los antes de iniciar algum empreendimento, pedir a Ganesha para remover os obstáculos do seu coração e mente, e do caminho à sua frente. Muitas vezes, os nossos obstáculos internos são os maiores e mais difíceis de mover, e assim recrutar a ajuda de ganapati é crucial para nos ajudar a atingirmos os nossos objetivos de unidade com MAA.

Ganesha é um Senhor cativante e carinhoso, reconhecido, em primeiro lugar, como o Deus que possui uma cabeça de elefante. O seu nome, Ganapati ou Ganesha, significa “Senhor das Multidões”, e refere-se à sua força e poder sobre o mal, assim como à sua habilidade em proteger e liderar. As suas grandes orelhas estão sintonizadas com as vozes dos seus devotos, que o invocam para ajuda na remoção dos obstáculos na vida, quer seja para reverência, segurança pessoal, ou para atingir um objetivo ou propósito mais elevado. Ganesha também auxilia na purificação daquele que reverencia, removendo os obstáculos internos. Ele é o guardião do portão, o vigia da entrada da casa, e assim muitas famílias Hindus e Jainistas colocam uma imagem de Ganesha na entrada de suas casas para afastar más energias e acolher boas energias.

Ganesha é também o guardião do Muladhara Chakra, o centro energético na base da espinha onde a Deusa Kundalini reside adormecida. Ele é o Guardião da Devi, e também Seu filho. Como tal, ele é o guardião de todo o culto a MAA, e reverência-lo através do culto permite-nos estar na sintonia certa para nos aproximar-mos da nossa Mãe Divina. Como uma divindade Tântrica, Ganesha é também uma grande ajuda ao sadhaka que busca despertar a Kundalini através do sadhana.

Retirado de Sri Kamakhya Mahavidya Mandir e traduzido por Gustavo Cunha para www.yogavaidika.com com a permissão da autora (Kulasundari Devi). Imagem de topo propriedade de Sri Kamakhya Mahavidya Mandir.

Comentários

Mensagens populares